Manutenção preventiva ou corretiva?

    Como usuário de um computador, notebook e impressora, já deve ter passado por apertos relacionados à falhas deles. É espantoso como podem te deixar na mão na hora em que mais precisa, quer jogando,  assistindo a um filme, digitando ou imprimindo um trabalho escolar ou TCC, com planilhas abertas  em casa ou no seu local de trabalho. Essa situação é agravada se você depende desses equipamentos em sua empresa ou no escritório, onde a falta deles causará prejuízos ligados ao atendimento de seus clientes, produção e capacidade operacional.

    A situação fica ainda pior se você tem apenas um equipamento específico para a tarefa a ser cumprida, como por exemplo, apenas uma impressora, se trabalha com impressões ou apenas um computador que comanda vários processos de sua empresa.  Neste cenário, dizemos que, se tem apenas um equipamento, na prática, não tem nenhum, pois se ele quebrar, todo o seu processo sofrerá com a paralisação da produção, acarretando atrasos nas entregas de seus produtos, cancelamentos de pedidos ou insatisfação de seus clientes pela demora.

    Geralmente as falhas ocorrem por falta do que chamamos de manutenções periódicas ou preventivas. Você certamente já ouviu o ditado de que "é melhor prevenir que remediar" e em informática, esse ditado tem um peso enorme de fato. 

    Depois que seu equipamento "quebrou", a única saída é apelar para a manutenção corretiva, que pode te dar um verdadeiro susto, pesar em seu bolso e talvez até ter de comprar outro equipamento novo.

  Computadores e notebooks com grande quantidade de poeira, cabelos, pêlos de animais, tendem a superaquecer demasiadamente, causando travamentos e desligamentos incômodos ou até mesmo causar o rompimentos de soldas, conexões e até curto ou queima em processadores, capacitores e placas. 

   Equipamentos que ficam em locais de pouca ventilação, atmosfera corrosiva(áreas litorâneas, lava-jatos, loja de materiais de construção), gordurosa (bares e restaurantes), onde há muitos animais domésticos, cabelos, etc., requerem manutenções periódicas mais frequentes.


Veja o porquê é melhor recorrer às manutenções preventivas:

Quanto à manutenção corretiva:

Restauração de gabinetes e carcaças de notebook:

    O gabinete é a parte externa do computador que protege os componentes que o compõe e erroneamente chamado de CPU(Central Processing Unity).   No caso dos notebooks, seu gabinete é chamado de carcaça, pois possuem peças móveis como as dobradiças que permitem que a tela seja levantada. 

    Diferentemente dos gabinetes, as carcaças são muito mais suscetíveis a vários tipos de danos, como quebras laterais e trincas, geralmente por conta de quedas devido a sua portabilidade, mas, na grande maioria das vezes, o dano ocorre nas nas anilhas e parafusos que seguram a tela, devido ao movimento repetitivo de abrir e fechar da tampa.

   Quando efetuamos a manutenção preventiva desses equipamentos, essa área também é verificada, à procura de possíveis trincos e rachaduras que poderão aumentar com o tempo fazendo com que a tampa fique solta.

   Quando esse dano é ignorado pelo dono do aparelho, essas trincas e rachaduras acabam por romper completamente o suporte que prende as anilhas que por sua vez mantém as dobradiças em seu devido lugar. Quando apenas um dos suportes é rompido, todo o esforço é transferido para os demais que acabam rompendo também, quebrado a carcaça, podendo danificar não apenas a estrutura do notebook, mas até gerar rompimentos e curtos no flat da tela e placa mãe, danificando-a irremediavelmente, a menos que seja substituída. Nesse cenário, a única opção viável é a manutenção corretiva.

Formatações

   As formatações consistem em apagar todo o disco para criar novas tabelas de partições no HD(hard disk) ou SSD(Static Solid Drives) para que possam receber uma nova instalação de um sistema operacional. Podem ser instalados um ou mais sistemas no mesmo disco e haver mais de uma partição. 

   Geralmente são necessárias nos casos em que o sistema foi comprometido por malwares, por falhas críticas ou desligamentos acidentais em que o sistema operacional seja corrompido.

Vale ressaltar que, como parte de nossa política de atendimento, não instalamos nenhum software pirata. Clique aqui para saber o porquê.



Como pôde reparar, a manutenção preventiva é sempre mais vantajosa que a manutenção corretiva, quer seja em computadores, notebooks ou impressoras.

Nós temos os recursos técnicos de que precisa,  mão de obra qualificada e bom atendimento  para que tenha a tranquilidade e a certeza de que seus equipamentos estejam em boas mãos.

Além de todos os benefícios que oferecemos para você, também tem a comodidade de acompanhar o andamento de todo o atendimento através da web. Ao deixar seu equipamento conosco, você receberá uma chave e uma senha web para consultar a qualquer momento e de qualquer lugar o progresso do serviço que está sendo efetuado! 



FacebookInstagramYouTube