COMPLEXIDADE DE EXECUÇÃO
A complexidade de execução de um serviço em tecnologia da informação é o grau de dificuldade em que o técnico pode encontrar durante a visita técnica. Nós definimos apenas três tipos de complexidade para que um usuário comum possa entender claramente o conceito na hora de solicitar a visita:
mínima: geralmente está ligada à manutenção preventiva, quando o dano ainda não surgiu, o técnico tenha fácil acesso ao equipamento e não tenha de permanecer no local por longo período de tempo. Geralmente são serviços como formatações limpas sem backups, atualizações de sistema e programas, instalação de computadores, impressoras (cabo e wi-fi) e roteadores. É tido como investimento e não um custo para o cliente;
moderada: está ligada à manutenção preventiva avançada em desktops, (quando há necessidade de procedimentos como limpeza lógica, manipulação de bibliotecas do sistema operacional, desinfecção de malwares), configuração de impressora de rede em vários computadores, LAN, etc. Demanda maior tempo de permanência no local;
elevada: quando o dano já aconteceu ou está intermitente. Geralmente está ligada à manutenções corretivas e a remoção do equipamento para análise em bancada pode ser necessária, uma vez que a utilização de ferramentas e instrumentos muito específicos (como estação de retrabalho e solda), com ausência de energia estática são indispensáveis para a realização da manutenção. Serviços como limpeza física em notebooks, formatações com backup, substituição de placas, processadores, recuperação de dados são tratados como procedimentos de elevada complexidade devido ao tempo dispensado no local e a impossibilidade de ter todo o ferramental necessário.
Vale observar que é o técnico quem decide qual é a complexidade do serviço. Links de internet com banda e velocidades baixas interferem no progresso de atualizações; locais inapropriados para a abertura de desktops e notebooks para análise, instalação ou substituição de hardware são exemplos de situações que podem exigir manutenções em bancada.